As fronteiras da epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação
 
Fanpage Abrasco Fanpage Abrasco
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia
07 a 10 de setembro de 2014
Centro de Convenções de Vitória
Espírito Santo
Faltam 0 dias  
Fanpage Epivix2014 Fanpage Epivix2014
 

Mensagem da Comissão



A Comissão Científica do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Abrasco antecipa suas boas vindas a todos a Vitória, capital do Espírito Santo!

O tema central "As fronteiras da epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação", pretende mobilizar os epidemiologistas brasileiros para a divulgação e o debate de temas relevantes para a saúde da população com base nas abordagens metodológicas modernas.

A Epidemiologia contemporânea tem vivenciado diversos desafios e busca superá-los. Alguns deles se expressam na mudança da própria conjuntura política do país. Outros, mais específicos, são visíveis no surgimento de novidades como a criação dos cursos de graduação em saúde coletiva, onde o estudo da epidemiologia tem se tornado mais precoce e mais intenso. Ou na expansão dos cursos de pós-graduação strictu sensu, antes restrito ao eixo sul-sudeste, com ampliação da produção do conhecimento epidemiológico.

Um dos caminhos para superação dos desafios é uma aproximação maior com as técnicas estatísticas capazes de dar conta das relações dinâmicas e recíprocas entre exposições e desfecho, das suas relações descontínuas ou das alterações temporais. Outro caminho é a maior articulação da epidemiologia com as outras áreas do campo da saúde coletiva, a saber, as ciências sociais, o planejamento e a gestão, com desenvolvimento de concepções teóricas e de técnicas de abordagem que possam aprimorar o entendimento das inter-relações entre os fenômenos e interpretá-los de forma sistêmica.

Necessário será preparar-se para traduzir os resultados provenientes dos estudos e das pesquisas, de forma a permitir aos formuladores de políticas incorporá-los para garantir impactos favoráveis na saúde da população.

Temos a intenção de contribuir para o avanço das práticas de pesquisa e ensino da disciplina no país com o intuito de transformar, aprimorar e qualificar as ações dirigidas à sociedade e aos serviços de saúde, em consonância com a missão e a tradição da Abrasco. A partir desse objetivo, o tema central foi desdobrado em cinco eixos:

1) Abordagens teóricas
2) Avanços metodológicos
3) Contribuições da Epidemiologia para as políticas de saúde
4) Dialogo entre a Epidemiologia e as Ciências Sociais e Humanas
5) O perfil epidemiológico brasileiro

Para cada eixo, a Comissão Cientifica do EpiVix organizará conferências e mesas redondas e receberá também a contribuição dos congressistas, que se traduzirão em apresentação de pôsteres e comunicações coordenadas.

Programe já a sua participação e até setembro de 2014. A ilha de Vitória te espera com suas belezas e encantos e uma programação científica vibrante para que juntos possamos construir mais um capítulo da história da Epidemiologia no Brasil!

Saudações,
Comissão Científica do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia
Vitória, ES.
 
Realização:   Patrocínio:   Organização:
ABRASCO   Secretaria de Saúde do ES   Win Eventos

Apoio:
PMV   PMV   FAPESP

UFES   CNPQ   CAPES   SUS - Ministério da Saúde
 
As fronteiras da epidemiologia
contemporânea: do conhecimento
científico à ação
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia 07 a 10 de setembro de 2014
Centro de Convenções de Vitória
Espírito Santo