As fronteiras da epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação
 
Fanpage Abrasco Fanpage Abrasco
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia
07 a 10 de setembro de 2014
Centro de Convenções de Vitória
Espírito Santo
Faltam 0 dias  
Fanpage Epivix2014 Fanpage Epivix2014
 

Mensagem do Presidente da Abrasco



SAUDAÇÃO AOS PARTICIPANTES DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA

A Epidemiologia é uma jovem ciência que já provou sua potência como ferramenta heurística de abordagem do processo saúde-doença-cuidado. É, sem dúvida, uma referência metodológica fundamental para a pesquisa em saúde. Constitui-se, assim, como um eixo estruturante do campo científico da Saúde, em geral, e da Saúde Coletiva, em particular.

Além de sua contribuição para o progresso do conhecimento, a Epidemiologia tem sido de grande utilidade para a gestão dos sistemas e serviços de saúde, apoiando a formulação e a implantação de políticas, planos e programas. Neste âmbito, tem hoje o desafio de contribuir para o fortalecimento do projeto democrático de Sistema Único de Saúde, ameaçado pelo avanço da mercantilização da saúde.

Outro desafio é refletir sobre as próprias práticas de pesquisa e de ensino dessa área, buscando a excelência acadêmica, importante para a produção científica e para formação profissional, mas também para apoiar efetivamente a universalização da saúde.

Neste sentido, a Comissão de Epidemiologia da Abrasco não poderia ter sido mais feliz ao definir como tema central do IX Congresso “As Fronteiras da Epidemiologia Contemporânea: do Conhecimento Científico à Ação”, pautando os debates na dupla dimensão científica e profissional das práticas de saúde.

É, portanto, com muita satisfação, que a Abrasco saúda todas e todos participantes do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia - pesquisadores, professores, estudantes, militantes de movimentos sociais, gestores e trabalhadores da saúde -, certa de que dos debates sairemos mais preparados e mais motivados para a grande aventura do conhecimento científico socialmente comprometido e da ação política democrática.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Presidente - Abrasco
 
Realização:   Patrocínio:   Organização:
ABRASCO   Secretaria de Saúde do ES   Win Eventos

Apoio:
PMV   PMV   FAPESP

UFES   CNPQ   CAPES   SUS - Ministério da Saúde
 
As fronteiras da epidemiologia
contemporânea: do conhecimento
científico à ação
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia 07 a 10 de setembro de 2014
Centro de Convenções de Vitória
Espírito Santo